Cartão de crédito: Cuidados e dicas

Nos últimos anos, tivemos no Brasil um boom no uso de meios alternativos ao dinheiro. E essa questão, mais do que importante para a economia nacional, se tornou uma questão de segurança. O cartão de crédito é uma grande solução para você que gosta de simplificar as coisas. Por outro lado, confiar muito nas máquinas e fazer compras sem se preocupar com o pagamento a longo prazo pode ser uma armadilha capciosa, e render muitos problemas no futuro.

Para aqueles que pretender fazer um cartão de crédito, é preciso entender que antes de mais nada é necessária uma análise financeira e grande disciplina de gastos, para não ter surpresas indesejadas no futuro. Nem tudo que brilha é ouro. Não confie tanto nas operadoras do cartão de cartão de crédito.

cartao de credito cuidados

Compras físicas, pagamentos, recargas de telefone e compras pela internet. As possibilidades de uso para o cartão de crédito são quase ilimitadas, e o incentivo das operadoras, que cuidam de informar os detalhes do uso e enviar a conta no seu endereço, no seu e-mail e até por mensagem no celular, não confie que elas vão sempre te avisar com a fidelidade de informação. Por isso, controle é a palavra de ordem. Esteja atento às suas próprias compras e saiba exatamente onde você passou o cartão. Além disso, fique atento:

Cuidados com cartão de crédito

  • Limite e cartão andam bem juntos, mas algumas vezes, podem cambalear – alternar entre o uso do crédito e do limite pode ser uma boa solução para sua conta, mas acumular estes dois tipos de dívidas podem levar a situações extremas, por isso, muita atenção a esse casamento.
  • O correio pode atrasar, já o seu pagamento, não – Muita atenção ao prazo de vencimento de suas faturas. O que você precisa pagar é sua responsabilidade, eventualmente, podem acontecer problemas com o correio, ou com a forma de recebimento de fatura que você escolheu. Caso ela não chegue, comunique imediatamente a administradora e encontre formas de receber a conta.
  • Múltiplos cartões, múltiplas responsabilidades – Caso você tenha vários cartões de crédito, cuidado com as compras realizadas em cada um. Caso você se perca, os problemas serão tantos que você se arrependerá durante muito tempo. E não esqueça de estar sempre controlando os gastos. Caso você exagere um pouco em um deles, esqueça completamente o outro.

Apesar de parecer uma cilada, com cuidado e atenção, é possível administrar bem o cartão de crédito. Caso você comece a se enrolar em dívidas, procure a ajuda de um especialista, e coloque em ordens suas finanças.

4 thoughts on “Cartão de crédito: Cuidados e dicas”

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *