Juros do cartão de Crédito chegam a 439% em janeiro

Uma notícia caiu como uma bomba hoje para quem usa cartão de crédito com frequência. Segundo dados divulgado pelo Banco Central na tarde desta quarta-feira (24/02), os juros do médios cobrados pelos bancos nas operações com cheque especial somaram 292,3% ao ano em janeiro, enquanto os juros médios do cartão de crédito médio somaram 439% ao ano em janeiro, o maior número da história.

As taxas do cheque especial em dezembro de 2015 foi de 287%, ou seja tivemos um aumento de 5,3 pontos percentuais no último mês de janeiro. Em relação ao período de 12 meses, o aumento foi de 83,3 pontos percentuais.

O aumento nas taxas de juros do cartão de crédito de 8,1 pontos percentuais em relação a dezembro de 2015, já em relação ao período do último ano o aumento foi de 104,9 pontos percentuais.

alta-juros-cartao-credito-2016

Dica para sair fora dos altos Juros do Cartões

Os dois aumentos são históricos e considerados um  dos mais altos do mercado em todo o mundo. Especialistas recomendam somente usar o cheque especial em caso de grande urgência e claro, pagar em dia a fatura do cartão de crédito.

Dica: Serviços bancários que não podem ser cobrados pelos bancos

Pagando sua fatura do cartão até a data de vencimento, você se livra dos altos juros cobrados pelo atraso no pagamento do cartão de crédito. Uma alternativa ao cheque especial e ao cartão, pode ser o empréstimo pessoal, que teve um aumento de 0,7 pontos percentuais em janeiro, somando 118,4% no período.

Antes de fazer seu cartão de crédito, é bom estar ciente de que os juros desta modalidade de crédito são os mais altos do mercado nacional, disparados. Fica nossa dica.