Cartão do SUS – Como fazer o seu

Cartão do SUS conheça e faça já o seu! – O Sistema Único de Saúde (SUS) é um dos maiores sistemas públicos de saúde do mundo garantindo acesso integral, universal e gratuito para toda a população do país. Criado, em 1988 pela Constituição Federal Brasileira tem como objetivo atender aos que não possuem condições financeiras de obtenção de um plano de saúde.

Como funciona o cartão

Com o cartão do SUS é possível garantir melhor atendimento nas unidades de saúde de qualquer cidade do Brasil, diante disso, é importante, que o usuário tenha o cartão para ter acesso e garantir as vantagens do cartão em caso de necessidade de atendimento médico. O Cartão do SUS foi lançado, como uma forma de identificação do cidadão na forma de documento em que a cada tipo de consulta um registro fosse criado mediante a um número e um cadastro realizado, valendo como um tipo de documentação para todos os usuários dos serviços do SUS.

cartão sus

Hoje, todo brasileiro com CPF válido possui o número do Cartão Nacional de Saúde, como conseqüência da integração da base de dados do cartão (CadSUS Web) com a Receita Federal. O registro do conjunto de informações por meio da identificação do usuário é extremamente importante porque, a partir das informações reunidas, será possível acompanhar melhor a saúde dos pacientes e garantir uma atenção ainda mais adequada aos brasileiros que utilizam a rede pública de saúde.

O SUS possui três diferentes níveis de atenção, organizada conforme ação, sendo a Básica que apresenta ações de Pediatria, Obstetrícia e Ginecologia, a atenção de Média complexidade como ultra-sons e raios-X, e o de Alta complexidade como tratamento de câncer e cirurgias cardiovasculares que são mais onerosas.

Leia sobre o cartão de todos

Como fazer o cartão SUS

O cadastramento consiste no processo por meio do qual são identificados os usuários do Sistema Único de Saúde e seus domicílios de residência. Por meio do cadastro será possível a emissão do Cartão Nacional de Saúde para os usuários e a vinculação de cada usuário ao domicílio de residência, permitindo uma maior eficiência na realização das ações de natureza individual e coletiva desenvolvidas nas áreas de abrangência dos serviços de saúde.

O cartão é fornecido gratuitamente e o cadastro é feito em hospitais, clínicas e postos de saúde ou locais definidos pela secretaria municipal de saúde, mediante apresentação de RG, CPF, certidão de nascimento ou casamento e PIS caso possua. Seu uso facilita a marcação de consultas e exames e garante o acesso a medicamentos gratuitos. Após este cadastro ele será impresso e você o receberá em poucos instantes podendo assim ser atendimento de forma rápida e contando com a segurança de ter todas as suas consultas registradas]

Leia sobre o cartão do cidadão

Caso ocorra a perda do cartão a segunda via poderá ser emitida no mesmo posto de atendimento de saúde em que foi realizado o seu primeiro exame. Caso não exista a possibilidade de identificar qual é o número anterior pode ser solicitado à criação do cartão novo.

Cartão SUS Digital

O Ministério da Saúde lançou em agosto de 2015 a versão digital do Cartão SUS, que é a identidade do cidadão no Sistema Único de Saúde. O Cartão SUS digital permite o cadastramento de alergias, telefones de emergência, calcula massa corpórea e facilita o acompanhamento da pressão e da glicemia por meio de gráficos.

O aplicativo está disponível para smartphones com sistema Android. A previsão é que, em novembro, ele também esteja disponível na Apple Store. Baixe o aplicativo no link abaixo:

https://play.google.com/store/apps/details?id=br.gov.datasus.cnsdigital.

Você pode obter mais informações também através do site do datasus http://datasus.saude.gov.br ou ligando no telefone 136 opção 8.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *