O que fazer em casos de perda ou roubo de cartão de crédito

Quando menos se está esperando, é que os imprevistos acontecem. Ninguém deseja passar por um episódio de perda ou roubo de cartão de crédito, mas, se por acaso isso vier a acontecer, é melhor está preparado. E você, sabe como agir em uma situação como essa?

Perda ou roubo de cartão de crédito: 4 dicas

Foi voltada também para esse tipo de situação que Federação Brasileira de Bancos (Febraban) lançou uma cartilha de relacionamento chamada de Você e o seu Banco. Confira quatro dicas da instituição e esteja preparado para lidar com a perda ou roubo de cartão de crédito:

1. Informe o ocorrido

Você deve telefonar imediatamente para o emissor do seu cartão de crédito (banco ou administradora) para reportar a perda ou o roubo do seu dinheiro de plástico.

2. Solicite o cancelamento

Durante a ligação, peça ao atendente o cancelamento do cartão. Como medida de segurança, anote a hora em que ligou, que funcionário lhe prestou auxílio e o número de controle de seu pedido.

3. Cancelamento também pela internet

Alguns bancos também permitem realizar o processo diretamente pelo internet banking. Basta fazer o login normalmente no site da instituição financeira da qual você é cliente e clicar na opção Comunicar perda ou roubo do cartão.

Saiba como negociar dívida do cartão de crédito

4. Faça um B.O.

Independentemente se for furto ou roubo, é recomendado que se realize um boletim de ocorrência para isentá-lo de qualquer mau uso do seu cartão de crédito após o acontecido.

Para evitar mais transtornos, você pode prestar queixa da perda ou roubo de cartão de crédito pela internet. Vários estados oferecem o serviço do boletim de ocorrência online – RSPRRJSPMGDFBACE e AC são alguns deles.

O que acontece após a comunicação

Seguidos os passos sugeridos pela Febraban, você pode ficar mais tranquilo. Logo após o emissor ser avisado, o seu cartão será bloqueado. Além disso, por se tratar da modalidade crédito, você passa a não ser mais responsável por eventuais compras indevidas feitas com ele.

Caso ache necessário, pode encaminhar cópias dos documentos para o banco emissor, a administradora do cartão e aos serviços de proteção ao crédito, como SPC e Serasa. Isso pode ajudá-lo, inclusive, a receber alguma eventual indenização futura.

Para se precaver de eventuais problemas, pode ser válido buscar um serviço opcional oferecido com alguns emissores: o seguro. Ele serve para cobrir o uso fraudulento do cartão de crédito até a efetiva comunicação do extravio ou roubo.

Comentario

Your email address will not be published. Required fields are marked *